Não tenha medo de falar em público!

 Em Blog

Gabrielly Caneschi

Falar em público é uma atividade necessária no meio empresarial e se você ainda tem medo e continua correndo das apresentações, leia este artigo até o fim!

microfone

Uma coisa é certa: uma vez na vida, grande parte das pessoas um dia terá que se apresentar em público. Seja na empresa, mostrando os resultados obtidos por sua equipe, em um processo seletivo em que você tanto sonha em participar ou numa simples apresentação de trabalho acadêmico.

Nessas horas, o nervosismo é traiçoeiro e muitas vezes mostra-se evidente.  Por mais que se tente disfarçá-lo, o nosso corpo acaba se comunicando por sinais não verbais e acusam o que a comunicação verbal quer esconder. Para vencer na comunicação, portanto, é preciso libertar-se da ansiedade pré-apresentação e fazer com que ela atue a seu favor, não te bloqueando, mas te motivando e dando aquela adrenalina ao iniciar a fala.

Preparamos algumas dicas que irão te auxiliar a obter sucesso nas apresentações. Confira abaixo!

Controle sua respiração.

Mãos suando, voz trêmula, sensação de rosto queimando… Sentiu-se familiarizado com essas reações? Pois saiba que elas são consequências do nervosismo e da ansiedade que muitos apresentam quando são submetidos à tarefa de falar em público. Mas, a parte boa é que elas podem ser completamente controladas com a respiração.

Antes de se dirigir ao microfone, procure ficar calmo, concentre-se na sua respiração, inspirando e expirando tranquilamente para que esses sintomas se afastem de você. Além disso, evite os pensamentos automáticos negativos (como “não vou conseguir”, “isso não é para mim”, “as pessoas vão achar isso ou aquilo quando eu estiver falando”) e comece a criar o hábito de pensar positivamente, de forma que se motive a passar por essas situações e a encará-las como desafios e oportunidade, ao invés de uma ameaça. Aliar técnicas de respiração ao seu psicológico irá minimizar a tensão do seu corpo e te deixará muito mais tranquilo.

Treine uma, duas, três, quantas vezes for preciso!  

Pode ser com um amigo, na frente do espelho, com o cachorro… Nessas horas tudo é válido!

Treine até sentir-se completamente seguro do conteúdo que será abordado. Isso irá te ajudar a lidar com o seu medo, não deixando que ele te domine e te atrapalhe na hora em que estiver se apresentando.

Mas, lembre-se que para vencer na sua apresentação, você precisa entender e saber de tudo que está falando.  E isso é bem diferente do que simplesmente despejar um conjunto de frases decoradas em seu público!

Domine o assunto!

Esta é uma dica imprescindível, já que você poderá dialogar para pessoas que não possuem nenhum conhecimento sobre o assunto ou para outras que o dominam muito bem. Sem contar também o fato de que podem surgir dúvidas e perguntas sobre a temática em questão. Assim, para se obter sucesso na comunicação e evitar o famoso “branco”, é essencial que se tenha domínio sobre o que será dito.

Seja mais confiante!

Confie em você e em todo seu potencial. Se você está se submetendo ao ato de falar em público ou foi encarregado para tal, a dica agora é para que tenha confiança em si, pois certamente você tem capacidade de estar nessa posição.

Enfrente o momento e traga algum aprendizado de cada vez que tiver que se apresentar diante de uma plateia, pois é somente praticando que vamos adquirindo confiança.

Pode ser que nas primeiras vezes você ainda não se sinta tão à vontade falando para um grupo de pessoas, mas essa sensação, à medida que você treina e se compromete a realizá-la, acredite em mim, passa. Aos poucos, você irá se soltar e o nervosismo ficará de lado sem ao menos você perceber.  

Recent Posts
Comments
  • Amanda Rosário
    Responder

    Texto muito interessante, o ato de falar em público é algo necessário e que precisa ser aprimorado cada vez mais, para que possa adquirir uma confiança e fazer com que seja natural. Conseguir isso realmente é complicado para algumas pessoas.

Deixar um Comentário