Por que manter o ambiente de trabalho organizado?

Adrise Lopes e Clara Cotta

personalised workstation

A organização interna e a maneira como cada membro realiza as atividades dentro da empresa influencia diretamente na qualidade do ambiente de trabalho. Qualidade esta que se relaciona com a produtividade dos colaboradores, pois é ela que vai determinar se as 4 atividades rotineiras serão mais dinâmicas ou fáceis de serem realizadas.

Um ambiente desorganizado pode acarretar em diversos problemas, a exemplo da desmotivação, por gerar muitos atrasos nas tarefas wholesale nfl jerseys e até situações desconfortáveis, como a perda de tempo. Assim, manter um bom ambiente de trabalho é de suma importância para o dia a dia Felicidade e funcionamento da empresa.

A avaliação dos materiais, das disposições físicas e do mobiliário utilizados no espaço de trabalho é fundamental para que seja possível realizar um planejamento de organização. E, após esse ser realizado, a próxima etapa constitui-se da elaboração do mapeamento dos processos da empresa, que tem por objetivo delegar a cada membro suas funções de manutenção do local.

Vale lembrar que não só esses, mas outros pontos são fundamentais para que haja efetividade na organização do ambiente. A começar pela pontualidade dos colaboradores. Um profissional competente precisa saber conciliar todas suas atividades para desenvolver suas funções em prazos pré-determinados. É essencial que o colaborador tenha uma boa gestão do tempo para o desenvolvimento e entrega de atividades do seu cargo no prazo certo, afinal, isso evita acúmulos e “atropelamentos” de tarefas.

A organização individual dos membros é outro ponto chave! Por isso, é necessário manter a mesa de trabalho limpa, os materiais, pastas e arquivos organizados. Outros aspectos como o uso de uniformes, crachás e manter uma postura adequada – seja ela corporal ou não – conferem respeito e mostram a preparação para enfrentar situações, fazendo com que o outro tenha mais interesse em ouvir o que está sendo dito.

O local de trabalho não precisa ser bem decorado e rico em materiais de última geração! O importante mesmo é que ele permita a fácil localização dos materiais necessários ao realizar cada atividade e que haja um bom ambiente para o desempenho das mesmas, fazendo com que elas sejam realizadas de forma ágil e eficiente, o que consequentemente facilita a execução das funções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *