Se prepare para as sazonalidades e mantenha a receita da sua empresa no azul durante o ano todo

                                                                                                                                                                                         

Farley Avelino

Com certeza você conhece ou já ouviu alguém falar da história da formiga e da cigarra, certo? A formiga empenhada e comprometida com seu trabalho junta reservas durante a época quente e de fartura do ano para que no período de inverno e escassez ela possa suprir suas necessidades e se manter viva. A cigarra, mesmo sabendo que tempos de escassez se aproximam, apenas observa o trabalho da formiga e se mantém inerte em relação as mudanças no tempo e no ambiente ao seu redor, cantando durante todo o ano sem pensar no amanhã. Quando o inverno chega, a formiga não tem com o que se preocupar pois possui tudo aquilo que precisa graças ao que juntou durante todo o período de fartura, já a cigarra sem abrigo e sem reserva alguma morre de frio e fome.

Com a sua empresa não é diferente, durante o ano ocorrem diversas variações no mercado e no ambiente externo que irão influenciar positiva e negativamente seus resultados. Isso pode apresentar riscos à saúde financeira do seu negócio caso não se desenvolvam boas estratégias para superar períodos improdutivos. Neste contexto, a CACE traz para a sua empresa soluções que buscam aproveitar ao máximo os momentos com implicações positivas no faturamento e se prevenir para períodos de baixa, continuando no azul mesmo em momentos ruins.

O primeiro passo para se preparar para as sazonalidades é entender o mercado no qual o seu negócio está inserido e observar o histórico das oscilações sofridas pela sua empresa. Entender o mercado e tais oscilações irão ajudá-lo a preparar melhor os orçamentos para o ano. Lembre-se: planejamento sempre!

Agora que você já conhece o mercado em que está inserido e identificou todas as variáveis que influenciam sua receita, o que fazer? temos algumas dicas:

  •  Campanhas Constantes de Prospecção

Devido às oscilações no movimento causadas pela sazonalidade, é indispensável manter uma prospecção constante, identificar e entender possíveis clientes que possuam um perfil de consumo regular pode ajudar a nivelar as vendas durante todo o ano. Uma busca criteriosa por novos consumidores e a realização de campanhas voltada a eles nos períodos de baixa foi a solução encontrada pela FashionValet – empresa de e-commerce varejista da Malásia- que alavancou as vendas em 41% e reduziu seu custo por pedido em 20%, resultando no aumento na receita da empresa e maior estabilidade no movimento nos períodos de baixa.

  •  Uso de CRM para Engajar seus Clientes

O CRM – Customer Relationship Management- em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente, é a ferramenta perfeita para melhorar as vendas. Através dos dados obtidos pelo CRM é possível identificar as preferências dos clientes e seu comportamento de consumo. Isso possibilita alcançá-los com a mensagem certa e na hora certa, aumentando a possibilidade de que o cliente compre mais, compre novamente ou que o faça durante todo o ano, independente da temporada.

  •  Procure manter uma boa relação com o seu fornecedor

Durante o período de baixa, os fornecedores são igualmente afetados de forma negativa e aproveitar desse momento para cooperar com o seu fornecedor trará resultados melhores para ambos. utilizar de estratégias de co-marketing e conseguindo negociar preços melhores que sejam mais atraentes ao cliente. A Macy´s, maior loja de departamento do mundo em Nova York, ao conduzir uma campanha em parceria com a Nike, usufruiu de um enorme aumento em suas vendas.

  •  Melhor Aproveitamento de Datas Comemorativas

Como falado anteriormente na história da formiga e da cigarra, é durante os períodos de fartura que se criam reservas para garantir a saúde financeira da empresa em períodos de baixas vendas. Mas como aproveitar ao máximo as datas comemorativas e vender acima das expectativas próprias e dos concorrentes? Além de todas as dicas que demos acima, vamos falar de outros aspectos importantes para que você possa planejar de forma eficiente as ações do seu negócio durante as datas especiais.

  • Definir o público-alvo – Saber para quem vender
  • Oferecer o mix ideal de produtos – Saber o que vender
  • Definir ações promocionais – Planejar o que fazer para aproveitar a oportunidade da data
  • Preparar a equipe – Saber atender, argumentar e vender
  • Organizar o ponto de venda – Saber atrair, conquistar e manter clientes
  • Divulgar para ter sucesso – Saber comunicar para atrair clientes

Já estamos no fim do ano e preparamos dicas especiais para a sua empresa ficar a cara do natal.

Ilumine a Fachada da Loja

Decore a fachada com luzes de forma bem organizada e que ajude a destacar a loja.

Use a Vitrine da Loja para Contar a História do natal

Separe um espaço na sua vitrine para contar a história do natal, abuse da criatividade usando bonecos, enfeites e coisas inusitadas que irão chamar atenção de quem passa na porta.

Eventos Especiais

De acordo com a sua área de atuação promova eventos especiais para engajar os seus clientes.

  • Coral natalino
  • Concurso de Papai Noel mais criativo
  • Workshop de decoração natalina
  • Campanha doe um brinquedo para crianças carentes
  • Dia das receitas natalinas

Vale-Presente

Além de aumentar as vendas, os vales-presentes ainda contribuem para evitar o desconforto da troca ao receber um presente que não serviu ou que não estava no gosto da pessoa.

Depois de todas essas dicas não dá para ficar parado de bobeira dando uma de cigarra enquanto a concorrência acumula todos os recursos para si como a formiga sábia, não é mesmo? Aproveite nossas dicas e as considere na hora de realizar o seu planejamento. Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda para se colocar no topo e garantir o sucesso do seu negócio? Conte com a CACE Consultoria Júnior para isso, temos a ajuda que você precisa a preços que cabem no seu orçamento.

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